O que é Polissonografia?

A polissonografia é o exame padrão-ouro para avaliar a qualidade do sono e realizar o diagnóstico de distúrbios do sono (como a Apneia Obstrutiva do Sono).

Conversamos com o Dr. Taleb Abou Hamze, médico Otorrinolaringologista que realiza esse tipo de exame para explicar melhor como funciona.

Doutor, para que serve o exame de polissonografia?
O exame de polissonografia serve para investigar possíveis distúrbios do sono. Geralmente é solicitado quando existem queixas relacionadas ao sono como roncos e apneias, distúrbios respiratórios, cansaço e sonolência diurna, pernas inquietas entre outros.

E como funciona esse exame?
O exame de polissonografia é realizado durante a noite, onde o paciente dormirá com alguns sensores que serão colocados sobre a pele. Esses sensores coletarão vários dados para que o diagnóstico do paciente possa ser feito da maneira mais correta e assertiva possível.

Quais dados serão coletados? ⠀
Dentre os dados coletados estão as ondas cerebrais, fluxo respiratório, esforço torácico-abdominal, frequência cardíaca, movimentos dos membros do corpo, entre outros.

É muito difícil realizar esse exame?
O exame é muito simples. Todos os sensores são colocados sobre a pele e fixados através de esparadrapos antialérgicos. Esse processo faz com que os sensores fiquem bem fixados e o paciente não precise limitar os movimentos durante a noite.
O paciente pode realizar a polissonografia no conforto de sua casa, tendo precisão nos dados coletados visto que foi realizado no ambiente habitual de sono.

É preciso alguma preparação para esse exame?
Em geral não, mas existem alguns cuidados que devemos ter para um exame mais preciso.

  • Não estar gripado, febril ou com tosse
  • Não ingerir bebida alcóolica na noite do exame
  • Não fazer refeição pesada na noite do exame
  • Não ingerir produtos com cafeína ou estimulantes antes da noite do exame
  • Realizar atividades físicas com pelo menos 4 horas de diferença da hora em que for dormir

Compartilhe!
Deixe seu comentário



Sua Mensagem

Veja mais...
A ligação entre obesidade e perda auditiva
O alto nível de estresse pode levar à perda de audição?
Dois ouvidos são sempre melhores do que um
Atendimento
Topo