O alto nível de estresse pode levar à perda de audição?

Muitas pessoas enfrentam altos níveis de estresse, que está relacionado a uma variedade de problemas de saúde. A longo prazo, as mudanças físicas do estresse crônico podem até mesmo provocar a perda auditiva.

Quando você está constantemente estressado, o corpo não recebe um sinal claro para retornar ao normal, como acontece quando o estresse é agudo ou traumático. Isso pode levar a problemas graves de saúde, como doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e outras doenças que por consequência podem afetar a sua audição.

A má circulação também pode causar zumbido pulsátil, que é uma doença comumente descrita como um ruído rítmico pulsante no ouvido, que bate ou bombeia no mesmo ritmo dos batimentos cardíacos. As causas desse zumbido incluem pressão alta, que pode ser intensificado com o estresse. Para esse tipo de zumbido é recomendado cuidados médicos imediato. 

Embora a perda auditiva neurossensorial não seja reversível na maioria dos casos, reduzir a quantidade de estresse em sua vida pode proteger sua audição.

Confira 5 dicas para minimizar o stress no dia a dia:

  • Dar um tempo: Se distanciar por 20 minutos do foco do seu estresse pode oferecer uma nova perspectiva para resolução do problema e ainda acalmá-lo. Muitas vezes insistir incessantemente no problema tende a gerar um stress maior e dificulta ainda mais a sua conclusão.
  • Exercício físico: apenas 20 minutos por dia fornecem benefícios para a saúde, tanto do corpo quanto da mente.
  • Sorria e ria: o movimento dos músculos faciais alivia a tensão e envia um sinal feliz correspondente ao cérebro.
  • Obtenha apoio social: fale com alguém que possa entender o que você está passando e ajude com um feedback positivo.
  • Meditar: assim como os exercícios, a meditação pode ajudar a mente e o corpo a relaxar e se concentrar.

Se esses métodos não estiverem ajudando, é recomendável procurar cuidados de saúde mental com profissionais adequados.

Se você não está ouvindo tão bem como antes, independente do motivo? Marque uma consulta com um profissional otorrinolaringologista para um diagnóstico correto.

Compartilhe!
Deixe seu comentário



Sua Mensagem

Veja mais...
A ligação entre obesidade e perda auditiva
Dois ouvidos são sempre melhores do que um
Relação entre Apneia de Sono e Hipertensão Arterial
Atendimento
Topo