CPAP: Dúvidas e Benefícios

Quando uma pessoa é diagnosticada com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), uma das opções de tratamento recomendadas por especialistas é o uso do CPAP.

Este equipamento exerce uma pressão positiva nas vias aéreas e aumenta o nível de ar fornecido para a boca e nariz. Ele é considerado por muitos usuários excelente para manter as vias aéreas desobstruídas durante a noite, porém, pode ser um pouco desconfortável no início do tratamento.

Quando o uso do CPAP é indicado, duas perguntas são constantemente feitas pelos pacientes:

  • Como funciona esse tipo de aparelho?

A principal intenção de uma máquina CPAP é permitir que suas vias aéreas permaneçam abertas durante o sono, para isso é necessária uma máscara para acompanhar o uso do equipamento e ela deve permanecer no local correto durante o período de sono. Existem alguns modelos de máscaras disponíveis atualmente, que podem ser testadas na consulta com o profissional para verificar qual será mais confortável.

Mesmo que a máscara não seja totalmente removida, ao ajustá-la pode gerar um desconforto devido a vedação imperfeita. Isso faz com que o fluxo de ar diminua junto com a eficácia da terapia.

  • Existem possíveis efeitos colaterais?

Quando respiramos ar seco por longos períodos, é possível causar uma irritação na boca, no nariz e na garganta, mas algumas pessoas sentem esse desconforto durante o sono. Por essa razão, existe um recurso integrado que permite ajustar a umidade do ar para proporcionar conforto ao usuário.

Mesmo com a opção de umidificação de ar ativa, os níveis de secura estiverem elevados, é provável que as configurações de umidade e temperatura não estejam altas o suficiente. Eles podem ser ajustados manualmente para obter o nível adequado de umidade de acordo com suas preferências pessoais e recomendações médicas.

Existem situações quando o ar quente que emana da máquina esfria enquanto flui pelo tubo, ocorrendo o acúmulo de condensação dentro da máscara. A melhor maneira de evitar esse cenário é ajustar o nível de umidade que o CPAP está produzindo junto a traqueia aquecida.

Ajustes simples geralmente fornecem os resultados desejados para uma boa noite de descanso.

Em caso de dúvidas sobre o uso do CPAP ou testes com máscaras, a recomendação é procurar um profissional.

Compartilhe!
Deixe seu comentário



Sua Mensagem

Veja mais...
Por que não consigo ouvir bem no carro?
O que fazer e o que não fazer ao conviver com o zumbido
Dicas rápidas para proteger a audição
Atendimento
Topo