Aparelho auditivo: saiba como funciona um

Quando utilizamos qualquer item eletrônico, como um aparelho auditivo, não nos preocupamos em saber como se dá sua funcionalidade, apenas observamos o seu uso. No entanto, entender a mecânica do objeto é fundamental para um bom uso e para a sua preservação com os devidos cuidados.

Um aparelho auditivo nada mais é que um dispositivo eletrônico com a função de converter as ondas sonoras em sinais elétricos e os manda diretamente a um amplificador, que eleva a potência dos sinais e os envia para o ouvido através de um receptor. É utilizado por pessoas com perda auditiva ou surdez absoluta.

A anatomia e o funcionamento do um aparelho auditivo:
– Os Microfones captam as ondas sonoras;
– Chip de processamento que analisam os sons enviados pelo microfone;
– Os sons são transmitidos para um receptor;
– O tubo do molde ou o tubo fino no interior do ouvido enviam esses sons vindos do receptor diretamente para o ouvido interno;
– Os sons são convertidos em impulsos elétricos ainda no ouvido interno;
– Os impulsos elétricos são captados pelo cérebro e processados como ondas sonoras.

É importante compreender que este é o funcionamento básico do aparelho auditivo, remetendo apenas à sua finalidade, que é a de permitir que o deficiente auditivo perceba os sons. Assim, há diversos aparelhos com diferentes tecnologias aplicadas que podem exigir uma anatomia diferente. Por exemplo: um aparelho com conexão Wireless requer uma construção diferente de um sem a conexão.

Os aparelhos auditivos fazem parte da categoria de tecnologias assistivas que mais recebeu investimentos tecnológicos. Hoje, no mercado, existem inúmeros tipos de aparelhos para as mais diversas necessidades. Existem, por exemplo, os “invisíveis”, que são imperceptíveis, pois estão inseridos no interior do canal auditivo, mas que possuem uma excelente reprodução sonora.

Outro exemplo dessa tecnologia é o aparelho wireless capaz de se conectar ao seu smartphone, enviando direto para o seu ouvido os sons reproduzidos no celular, como músicas e chamadas telefônicas.

Com tantas opções disponíveis no mercado, você deve escolher a que melhor se adéqua à sua necessidade, estando de acordo com a recomendação do seu especialista.

Compartilhe!
Deixe seu comentário



Sua Mensagem

Veja mais...
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO
Zumbido ou tinnitus
Cuide da Sua Saúde Auditiva e do Sono: Um Guia para o Bem-Estar
Atendimento
Topo